O Pó dos Livros.

Numa semana em que os jornais se dedicaram a aterrorizar Portugal com os ácaros, confesso que me dá uma enorme felicidade saber que, além da minha casa, existe uma livraria que também está “doente”.

Isto já para não dizer que, apesar do monopólio da Fnac já merecer concorrente, é bom constar que a chegada de gigantes como a Byblos, inaugurada no começo do passado mês de Dezembro, não desmoraliza outros projectos.

O Jaime Bulhosa abriu portas, lá para as bandas das Avenidas Novas, no 89-A da Av. Marquês de Tomar, uma transversal da 5 de Outubro. A nova livraria tem um nome  imensamente belo: Pó dos Livros. O Jaime explica esse rasgo feliz assim:

A ideia do nome da livraria Pó dos Livros surgiu quando estava a ler o livro “A Sombra do Vento”, de Carlos Ruis Zafón. É um livro maravilhoso que, para além de muitas outras coisas, nos fala de um cemitério de livros esquecidos – livros cheios de pó. Este facto recordou-me uma pequena história passada comigo e com o meu pai durante a minha infância. O meu pai era um bibliófilo, comprava e lia compulsivamente. Um dia, pela tarde, em que mais uma vez chegava a casa com um saco cheio de livros, velhos e com pó, perguntei-lhe:
– Pai, porque é que compra sempre livros velhos e cheios de pó?
– Foi precisamente por terem pó que eu os comprei.
– Não entendi…
– Os livros com pó são os livros que resistiram ao tempo, por isso os considero importantes.

Jaime Bulhosa

Outra coisa em que reparei, e confesso achei graça, foi que este post inicial, que inaugura a criação do blog, alguns meses após a Pó dos Livros ter aberto as portas, foi escrito no dia 1º de Janeiro.  É maravilhoso que alguém dê bom uso ao primeiro dia do ano e  o ocupe  a algo mais do que dormir pela tarde a dentro para se curar das celebrações da madruada!…

Deixe uma Resposta

